Prós e Contras do cigarro eletrônico, comprar ou não ?

parar de fumar fumandoEm 2003 o farmacêutico chinês Hon Lik criou o cigarro eletrônico que é um dispositivo muito parecido com um cigarro comum em sua forma, mas que usa apenas a nicotina diluída em uma substância, geralmente propilenoglicol.

A cápsula (refil) que fica dentro do dispositivo é aquecida por um vaporizador, quando ele está ligado, transformando a substância em vapor que é então tragada pelo usuário.

O cigarro eletrônico ainda não possui estudos que comprovem realmente sua eficácia na diminuição do vício no cigarro normal. Ainda não se sabe qual o efeito da nicotina sozinha (sem os outros compostos do cigarro normal) no corpo humano.

5 Prós do cigarro eletrônico

  • O cigarro eletrônico possui uma quantidade infinitamente menor de substâncias tóxicas em sua composição.
  • Como seu funcionamento é através do vapor produzido, as conseqüências do consumo da nicotina contida nele podem ser menores do que quando existe a queima da toxina, como no cigarro comum.
  • Estudos feitos na Nova Zelândia mostraram uma maior porcentagem de pessoas que pararam de fumar usando o cigarro eletrônico do que outro grupo que utilizou o adesivo de nicotina.
  • Na compra do cigarro eletrônico, o preço é bem acessível comparado ao valor gasto em vários maços de cigarro comum, e você pode comprar o cigarro eletrônico online, no conforto da sua casa.
  • Como se parece fisicamente com um cigarro comum, age no subconsciente dos usuários que percebem estar fumando normalmente.

Confira um Método para deixar de Fumar: Clique Para ver o Site Oficial

5 Contras do cigarro eletrônico

  • Não é considerado, pelos especialistas, uma técnica para parar de fumar;
  • A venda do produto, no Brasil, é proibida justamente por não haver uma comprovação científica da segurança de seu uso.
  • Não existem comprovações científicas de que o produto cause menos danos à saúde que o cigarro comum.
  • Alguns usuários do cigarro eletrônico relataram efeitos colaterais como dores de garganta e falta de ar, o que pode determinar que o cigarro eletrônico faz mal.
  • Não é um produto regulamentado na maioria dos países o que faz com que o produto em si seja de origem duvidosa na maior parte dos casos.

danos colaterais do e-cigar

Mesmo com a falta de dados científicos sobre o uso do cigarro eletrônico, muitas pessoas conseguem parar de fumar usando o dispositivo. Você pode continuar usando o produto com líquidos sem nicotina até perceber que não precisa mais executar a ação de tragar.

Com essas informações em mãos, você está apto a decidir se quer parar de fumar fumando o cigarro eletrônico que pode ser um grande aliado na sua luta contra o cigarro comum.

Pare de fumar agora: Como largar o Tabagismo

Leia Também: Como parar de fumar em 5 dias

Leave a Reply